11 abril 2018

Endometriose

Vamos falar de saúde hoje? Então gente, nesse tempo que fiquei afastada do blog, aconteceram muitas coisas, e umas delas foi que descobri que tenho duas doenças chamadas: Endometriose Profunda, e Adenomiose.E hoje vou falar um pouquinho pra vocês sobre a Endometriose, já que a doença ainda é desconhecida por muita gente.
E em um outro post falamos sobre a Adenomiose.

O que é Endometriose?
Endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.
Essa formação de tecido ectópico normalmente ocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e no peritônio, delicada membrana que reveste a pélvis. Entretanto, esse tecido também pode crescer em outras partes do corpo.

Resultado de imagem para endometriose


Causa
Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células da mucosa do útero (endométrio) a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um óvulo fertilizado. A mucosa aumenta de tamanho e fica mais espessa. Se essas células (chamadas de células endometriais) crescerem fora do útero, surge a endometriose. Ao contrário das células normalmente encontradas dentro do útero, que são liberadas durante a menstruação, as células fora do útero permanecem e crescem no lugar. As causas exatas da endometriose ainda não são claras, mas os estudos levantaram algumas possíveis causas para o problema: Menstruação retrógrada, Crescimento de células embrionárias, Sistema imunológico deficiente, etc.

Sintomas de Endometriose
O primeiro sintoma da endometriose é a dor pélvica, quase sempre associada ao ciclo menstrual.
No entanto, mulheres com endometriose costumam dizer que a dor pélvica, durante o período de menstruação, é muito pior do que o normal e vai aumentando conforme o tempo.
Outros sintomas bastante frequentes da doença são:
  • Dismenorreia (dores no período menstrual)
  • Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação de forma cíclica
  • Dores nas relações sexuais com penetração
  • Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual
  • Infertilidade
  • Fadiga
  • Diarreia

Tipos
A endometriose possui seis tipos: 

Endometriose superficial

A endometriose superficial é aquela que normalmente atinge mais o peritônio - tecido que recobre internamente os órgãos da cavidade abdominal e pélvica.

Endometriose ovariana

A endometriose ovariana é aquela que acomete os ovários, sendo principalmente ocasionada pela
formação de cistos com um conteúdo sanguinolento dentro do ovário.

Endometriose profunda

A endometriose profunda ocorre quando os focos da doença, que inicialmente têm entre um e dois milímetros, infiltram-se na parede de um órgão por mais de cinco milímetros.
Dentro da endometriose profunda é possível encontrar a endometriose de septo reto-vaginal,
que acomete o tecido que divide a vagina do reto.
Os sintomas no período menstrual tornam-se bem mais intensos, e a paciente, dependendo do
local afetado, pode ter que se submeter a tratamento cirúrgico imediato.

Endometriose de parede

A endometriose de parede acomete a parede abdominal, localizada próxima ao umbigo.
Elas formam nódulos que são mais dolorosos no período menstrual. O diagnóstico é feito por um
ultrassom de parede abdominal, de preferência no período menstrual, irá mostrar essa lesão.

Endometriose pulmonar

A endometriose pulmonar é uma forma bastante rara da doença. Ela ocorre quando o tecido
endometrial responsivo aos hormônios através da corrente sanguínea se desenvolve na região
pulmonar.
A manifestação clínica desta doença é através do sangramento nas vias áreas no período menstrual,
normalmente por meio da tosse. O diagnóstico também é feita em exames de imagem.

Ao sentir os primeiros sintomas da endometriose, procure um médico. Sentir dores acima do
normal durante o período menstrual não é comum.


Resultado de imagem para gif colica

15 comentários:

  1. Ótimo post com muitas informações, sempre bom ter informações à respeito e vou recomendar à leitura para minhas amigas e familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, é sempre bom divulgar para deixar as pessoas cientes. :)

      Excluir
  2. Isso é um problema que afeta muitas mulheres, parabens pelo Post, gostaria de colaborar com o artigo, citando alguns remédios caseiros para esse problema!

    Suco de abacaxi e maçã
    Ingredientes:

    – Uma fatia de abacaxi descascado;
    – Uma maçã;
    – Um copo de suco de soja sabor maçã.

    Modo de preparo:

    Passe o abacaxi pelo extrator de suco e, posteriormente, a maçã. Misture com o suco de soja e sirva imediatamente. Tome um copo do suco por duas semanas seguidas e descanse uma.

    Camomila
    A camomila pode ajudar no alívio da dor causada pela endometriose. Para aproveitar os benefícios desta planta, basta preparar um chá utilizando duas colheres de sopa de camomila em uma xícara de água. Deixe ferver por 5 minutos e beba quando sentir as dores causadas pela patologia.

    Gengibre
    A endometriose pode provocar náuseas e o gengibre pode aliviar este sintoma. Faça um chá usando três colheres de sopa de gengibre em um copo de água. Deixe ferver por 5 minutos e tome um copo para aliviar as náuseas.

    Alimentação saudável
    A endometriose pode ser tratada com a melhora da imunidade. Para isto, adote uma alimentação rica em vitaminas, cereais integrais e vegetais crus. Consumir alimentos com fibras também é muito importante, principalmente se o tecido endometrial estiver invadindo a região do intestino, já que as fibras fazem com que as fezes sejam eliminadas com mais facilidade.

    Fitoterapia
    A fitoterapia também é uma boa alternativa para complementar a terapia clássica no tratamento de endometriose. Algumas plantas que podem ajudar são as seguintes: o agnocasto (pode ser tomado em forma de cápsulas ou comprimidos), a soja (em forma de cápsulas ou alimentos), unha-de-gato (cápsulas ou em forma de chá) e vitex agnus-castus (forma de cápsulas e pura para chá).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, muito obrigada, não sabia disso, muito bom saber, vou fazer pra mim! :)

      Excluir
  3. Post bastante interessante! Infelizmente é uma condição que afecta cada vez mais mulheres por isso é importante estar-se atento aos sinais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, temos que está sempre atento.

      Excluir
  4. É uma doença que provoca muita dor no período menstrual, aos primeiros sintomas o melhor a se fazer é logo procurar a ajuda de um profissional. Ótimo post, muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, mas também tem caso de mulheres que tem endometriose e não sente dor alguma, por isso qualquer coisa anormal no período menstrual temos que procurar um médico.

      Excluir
  5. Nossa tenho primas que tem esse problema, elas sentem muitas dores no período menstrual.O importante que você já descobriu e está se tratando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, hoje em dia me trato com remédio, mas também tem o tratamento com cirurgia, depende do caso.

      Excluir
  6. Esse assunto é ótimo. Eu descobri com 15 anos e já fiz N tratamentos e é isso aí. Dores terríveis até 2 semanas antes do período e todos os outros sintomas. É tenso. Remédio já não adianta pra mim e não estou disposta a fazer cirurgia....convivo com a dor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda! Primeiro, sinto muito que você sofra com dores. Tenho duas amigas que tem endometriose e vejo o quanto elas podem sofrer com as dores. O seu post ta super informativo e me surpreendi em ver que existem seis tipos! Não tinha ideiaaaaa sobre isso! Parabéns pelo post! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Endometriose é um problema bem comum, várias mulheres da minha família tem e sofrem bastante com isso, tem que cuidar mesmo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Amei o post, é sempre bom esclarecer as coisas e chamar atenção para as pessoas cuidarem melhor da saúde.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir